Tablature Guitar Lessons - As Harmonias Mágicas De Mr. Holdsworth

Guitar Lessons - As Harmonias Mágicas De Mr. Holdsworth

Title: Revista Guitar Player Brasil - Lições
Subtitle: As Harmonias Mágicas de Mr. Holdsworth
Artist: Márcio Okayama
Album: Revista Guitar Player Brasil, junho de 1.998, edição 29
Author: Márcio Okayama
Copyright: Revista Guitar Player Brasil, junho de 1.998, edição 29
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 02/08/2.002.
Instructions:
Notices: A música é uma arte que pode ser definida sob vários
prismas. Um dos mais amplos é que ela nada mais é do
que uma mera combinação de sons. O próprio Frank
Zappa costumava ironizar dizendo a seus filhos que,
quando lhes perguntassem na escola o que seu pai
fazia, falassem que ele era uma espécie de organizador
de sons, um tipo de arquiteto de ruídos. Tanto que, por
alguns trabalhos do próprio Frank e de outros
compositores eruditos contemporâneos, ficou patente
que a fronteira entre som e ruído é uma mera
convenção estética.
Em geral, Allan é identificado pela sua extraordinária
técnica de ligadura que inspirou os principais
guitarristas de rock dos anos 80, entre eles Eddie Van
Halen, Steve Vai e Joe Satriani. Allan Holdsworth foi
um dos responsáveis pela renovação da linguagem
harmônica na guitarra. Ele é a prova cabal de que por
trás de um grande solista existem sempre grandes
concepções harmônicas que fazem as idéias melódicas
acontecerem.
A harmonia das músicas de Allan pode encontrar
parâmetro similar nos compositores eruditos
impressionistas como Debussy, Faure e Ravel, por
causa da maneira peculiar com que usa as extensões
dos modos e de inteligentes inversões de baixo, como
podemos comprovar no primeiro exemplo tirado da
música Shalow Sea, baseado em acordes dominantes
(maiores com sétima menor).O segundo exemplo mostra
também um outro enfoque de Allan sobre condução de
harmonias, utilizando-se de 'tapping' para a execução
dos acordes. Este foi retirado da música Tokyo
Dreams.
Os dois últimos exemplos são algumas sugestões
pessoais de como inovar suas concepções de acordes
aproximando-se do pensamento 'Holdsworthiano'; o
terceiro exemplo nada mais é do que a escala de C
maior harmonizada, baseada na ídéia de Ted Greene
em harmonizar a mesma. Para finalizar, perceba (ex. 4)
que a sonoridade do acorde, muitas vezes, muda
totalmente em função da posição do baixo, seguindo
então algumas sugestões de inversão do mesmo para
tétrades.
Com esta lição, fechamos este ciclo do curso Guitar
Player. Gostaria, antes de mais nada , de agradecer a
paciência que você teve em acompanhar as matérias.
Espero que a experiência tenha acrecentado algo,
pois, para mim, foi de extrema valia compartilhar estas
idéias, importante para meu crescimento pessoal.
Tenha certeza de que todos nós temos uma história
para contar ao mundo. Conte-a com convicção e fé;
use a guitarra para ajudá-lo nesse intuito, além de rir,
chorar, criar e sonhar.
Gostaria de concluir com uma pequena passagem
sobre Jaco Pastorius, um dos maiores gênios da música
em qualquer era. Seu irmão disse que, ao andar com
ele pela praia, de repente, Jaco parava e pedia
silêncio, pois ouvia música em tudo: num carro
passando, no vento batendo nas árvores e até numa
criança chorando. Aprendam com isso que a música é,
na realidade, um espelho do nosso mundo interno
interpretando o que está ao nosso redor.
Tchau!

MÁRCIO OKAYAMA - É bacharel de violão erudito. De
1993 a 1996 desenvolveu trabalho de rock na banda
Eletric Shadows. Desde 1989 exerce atividades
didáticas. Futuro coordenador didático do I. G. & T.
Realiza workshops nmo interior de S. Paulo e na
capital.

Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 17
Tabs: Guitar Lessons - Guitar Player Lessons - As Harmonias Mágicas De Mr. Holdsworth.gp3
Lyric