Tablature Guitar Lessons - Patterns Mania

Guitar Lessons - Patterns Mania

Title: Revista Guitar Player Brasil - Lições
Subtitle: Patterns Mania...
Artist: Joe Moghrabi
Album: Revista Guitar Player Brasil, novembro de 1.997, edição 22
Author: Joe Moghrabi
Copyright: Revista Guitar Player Brasil, novembro de 1.997, edição 22
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 17/07/2.002
Instructions:
Notices: Aproveite agora para dar uma relaxada, "stretch hour",
e decore (praticando) todo o material visto pois, a partir
da próxima aula, virão mais campos, modos, pentas, um
"container" de possibilidades!
Uma vez decorado o campo maior, a dedução para
outros campos fica mais fácil; logo, "morra em cima da
guitarra e do metrônomo", divirta-se!
Acho que não há mais dúvidas no que se refere à
eficácia dos "patterns". Até agora, vimos algumas
variações para a digitação das escalas e
continuaremos com algumas das infinitas possibilidades
de construção de patterns; para uma assimilação bem
eficaz, escolha um pattern e um tom por dia e, entre
outras tarefas, pratique até dominá-lo.
Gostaria de lembrar que nos patterns a seguir, você
deve usar o dedo 3 (três) no lugar do dedo (2), quando
for necessário. Cada pattern será demonstrado em um
compasso: a "volta" (subida) pode ser tocada da
maneira inversa da que você desceu. Quanto à
palhetada, prefira a alternada, porque o momento
carece de uma absoluta intimidade em palhetar
alternadamente. E, no decorrer do curso, veremos
patterns para "two-hands" e "arpejo". Um abração,
meu véio!

Patterns

Os patterns, logicamente, podem ser desenvolvidos em
todos os tons e com alguns ingredientes fortes; no
primeiro pattern, vou exemplificar o mesmo, aliado a
sete recursos, e, depois, para não ficar com a matéria
muito grande, um pattern por cada compasso. Só para
completar, um item muito importante: quatro notas por
tempo (que no nosso exemplo será mostrado em um
compasso) = semicolcheia, seis notas por tempo =
sextina. Nesta fase, semicolcheias e sextinas.

Pattern exemplo: 1,2,4,2 (semicolcheias).
1º recurso: "G" Jônio: ida e volta;

2º recurso: estudar os patterns no sete modos, vamos
às 5 divulgações restantes (desta vez só na forma de
ida, lembre-se, estamos somente exemplificando).

3º recurso: estender o pattern só na 6ª corda,
começando da 1ª nota "não solta". Você notará que a
sua visão de qualquer tom no braço será animal. Nos
itens 3º, 4º, 5º e 6º os exemplos serão dados só com
ida para economizar espaço, e os meus neurônios!

4º recurso: o mesmo raciocínio horizontal do 3º, porém
na 6ª e 5ª cordas;

5º recurso: só na mizinha;

6º recurso: só na mizinha com pedal no primeiro tempo;

7º recurso: "saltos", neste exemplo, somente o "G
Jônio" com salto de uma corda;

Depois de mostrar "algumas" possibilidade para a
variação de cada pattern, sugiro uma variação de
combinações, "trinta" para ser mais exato. Estes
padrões são considerados básicos para semicolcheia e
sextina; durante o curso, acrescentarei novos exemplos
e formas!

1 2 1 4
1 2 4 1
1 4 1 2
1 4 2 1
1 4 2 4
2 1 4 2
2 1 2 4
2 4 1 2
2 4 2 1
4 1 2 1
4 1 2 4
4 2 1 2
4 2 1 4
4 2 4 1
4 1 4 2
1 2 4 1 2 4
1 2 4 1 4 2
1 2 4 2 1 4
1 2 4 2 4 1
1 4 2 1 2 4
1 4 2 1 4 2
1 4 2 2 1 4
2 1 4 1 2 4
2 1 4 1 4 2
2 1 4 2 1 4
2 1 4 2 4 1
4 1 2 1 2 4
4 1 2 1 4 2
4 2 1 2 1 4
4 2 1 2 4 1

Acentue de leve a primeira nota, vamos ser rigorosos
quanto à clareza e a perfeição na divisão (tempo de
duração igual para cada nota), procure novas
combinações.

P.S.: Aê moçada do Brasil, vamos passar lições de
revistas para ter um material legal para estudar. Mas
não esqueçam de dar crédito ao autores, ok?

Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 35
Tabs: Guitar Lessons - Guitar Player Lessons - Patterns Mania.gp3
Lyric
The pupil is twelve, attractive, withdrawn
In a midnight blue school uniform
Lips just a little too full for her face
Distant eyes full of space
In her posture no trace of coquette
No defiance

She fingers the frets looking forlorn
Crossing her legs where her tights have been torn
Starts as her mother comes into the room
And the afternoon grows still
And her mother feels chill
Shivers and buttons her coat

I gently correct the curve of her back
And open her book in the now-empty flat
At the classical piece I've had her prepare
And her arms are bare as she plays
And I draw back behind her ear
A few strands of hair gone astray

She shows me her bracelet, the lesson is done
I turn it around between finger and thumb
We sit face to face and it seems to me that
Her face is the face of a cat
And touching the place where her breasts will be
I press my hand flat

She comes into my lap, I turn her around
Her hands clasp my neck and her feet skim the ground
Her skirt travels up under my palm
But the pupil sits looking so calm
As if listening to the distant sound
Of a burglar alarm

What happened next it's hard to recall
The guitar lesson left no traces at all
Now, from afar, it seems to resemble
A strange composition in oil
Of a man, a guitar, and an innocent little girl