Tablature Guitar Lessons - Solando Com Edu V

Guitar Lessons - Solando Com Edu V

Title: Revista Guitar Player Brasil - Lições
Subtitle: Solando com Edu V
Artist: Eduardo Ardanuy
Album: Revista Guitar Player Brasil, novembro de 1.997, edição 22
Author: Eduardo Ardanuy
Copyright: Revista Guitar Player Brasil, novembro de 1.997, edição 22
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 18/07/2.002
Instructions:
Notices: Nessa edição, trabalharemos com a seguinte
progressão:
: Am7 D7/9 F7/9 E Alt :
Apesar de praticamente não ter usado os modos para
construir as frases, é necessário saber as possíveis
funções modais de cada um dos acordes da
progressão. Considerei o Am7 como dórico, o D7/9
como mixolídio, o F7/9 como mixolídio ou mixo 4# e o
E Alt como superlócrio. Lembrando que Am7 dórico e
D7/9 mixolídio são II e V graus da escala de G, os dois
estarão na mesma tonalidade. O F7/9, se considerado
mixolídio, seria V grau da escala de Bb e, se
considerado mixo 4#, estaria no IV grau da escala de
Cm melódica. Por fim, considerando o E Alt como
superlócrio, este estaria no VII grau da escala de Fm
melódica. Concluindo, sobre Am7 e D7/9 use a escala
de G; sobre F7/9 use a escala de Bb ou Cm melódica;
sobre E Alt use a escala de Fm melódica. Tente
improvisar sobre a progressão usando esse critério.
Agora, voltando para as frases sugeridas, eu - como um
bom roqueiro - usei e abusei das velhas pentatônicas.
No primeiro exemplo, usei a penta de Am blues,
praticamente em todos acordes, exceto sobre o F7/9,
no qual usei a mesma penta de Am blues, mas omitindo
uma de suas notas, a E.
Isso gera uma espécie de pentatônica que eu chamaria
de meio diminuta [Am7(5b)], como os respectivos
intervalos: T, 2, 3b, 4, 5b e 7. No segundo exemplo,
sobre o acorde de D7/9, misturei o penta de D com a
penta de Dm blues, lembrando que esse é um critério
muito usado para se tocar blues. Sobre o acorde de
F7/9, que considerei com mixo 4#, usei a escala de Cm
melódica com uma pequena passagem cromática no
final do lick. Finalmente, sobre o acorde de E alt, usei
uma tríade de E aumentada, que tem uma sonoridade
mais jazzística.
Obs: É considerado alterado (Alt.) qualquer acorde
maior 7 que contenha as seguintes dissonâncias: 5#,
9# ou 9b.
É isso aí, moçada! Um abração e até mais!

EDUARDO ARDANUY - É guitarrista da banda Dr. Sin.
Tocou na Chave do Sol, Anjos da Noite e Supla.
Gravou em disco com Eduardo Araújo. É professor de
guitarra em São Paulo.

P.S.: Aê moçada do Brasil, vamos passar lições de
revistas para ter um material legal para estudar. Mas
não esqueçam de dar crédito ao autores, ok?

Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 9
Tabs: Guitar Lessons - Guitar Player Lessons - Solando Com Edu V.gp3
Lyric
The pupil is twelve, attractive, withdrawn
In a midnight blue school uniform
Lips just a little too full for her face
Distant eyes full of space
In her posture no trace of coquette
No defiance

She fingers the frets looking forlorn
Crossing her legs where her tights have been torn
Starts as her mother comes into the room
And the afternoon grows still
And her mother feels chill
Shivers and buttons her coat

I gently correct the curve of her back
And open her book in the now-empty flat
At the classical piece I've had her prepare
And her arms are bare as she plays
And I draw back behind her ear
A few strands of hair gone astray

She shows me her bracelet, the lesson is done
I turn it around between finger and thumb
We sit face to face and it seems to me that
Her face is the face of a cat
And touching the place where her breasts will be
I press my hand flat

She comes into my lap, I turn her around
Her hands clasp my neck and her feet skim the ground
Her skirt travels up under my palm
But the pupil sits looking so calm
As if listening to the distant sound
Of a burglar alarm

What happened next it's hard to recall
The guitar lesson left no traces at all
Now, from afar, it seems to resemble
A strange composition in oil
Of a man, a guitar, and an innocent little girl