Tablature Revista Guitar Player Brasil - Exerccio 3

Revista Guitar Player Brasil - Exerccio 3

Title: Revista Guitar Player Brasil - Lições
Subtitle: Palhetada - Sofisticando!
Artist: Sérgio Basbaum e Joe Moghrabi
Album: Revista Guitar Player Brasil, fevereiro de 2.000, edição 48
Author: Sérgio Basbaum e Joe Moghrabi
Copyright: Revista Guitar Player Brasil, fevereiro de 2.000, edição 48
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 22/05/2.002
Instructions:
Notices: Pegada. Bluseiros, roqueiros, metaleiros, jazzistas,
todos os gêneros de guitarristas dependem de um
ataque certeiro, preciso e seguro com a boa e velha
mão da palheta, para extrair da guitarra sons que
alcancem o coração do ouvinte. Muita gente pensa
que o segredo da guitarra está na mão da escala,
aquela que tem que conhecer centenas de caminhos
tortuosos pelo braço, encadeando arpejos e escalas
variados. Mas a verdade é outra: o segredo do
guitarrista é a pegada. Quer uma boa prova? Steve
Ray Vaughan incendiava platéias utilizando pouco
mais do que pentatônicas na escala, mas com uma
palhetada mortal. Outra? George Benson, com seu
'stacatto' preciso aliado à articulação impecável do
fraseado, improvisa intermináveis chorus sem errar uma
nota sequer. Ou John McLaughlin, que palheta todas
as notas de seu violão (assim como Al DiMeola), no
lendário Friday Night in San Francisco.
A palhetada é um desafio. Alguns guitarristas
importantes procuram outras técnicas, como Jeff Beck,
Mark Knopfler, Wes Montgomery ou Hélio Delmiro, que
atacam as cordas direto com a mão. Mas a grande
maioria de seus ídolos trabalhou muito com a mão da
palheta para conseguir aliar precisão, velocidade e...
pegada!
Nesta matéria, trazemos uma série de exercícios que,
praticados com atenção, paciência e método, vão
garantir a você pegada e precisão. No geral, há duas
técnicas básicas para a palheta: a palhetada alternada
(uma palhetada para cima e outra para baixo, ou
vice-versa), e o sweep, que envolve várias palhetadas
na mesma direção.

LISTA DE RECOMENDAÇÕES!

Antes que você comece a gastar sua coleção de
palhetas 'malhando' técnica, alguns alertas:
a) Técnica não é música: mantenha um equilíbrio entre
os sons que você curte, que te motivam a tocar, e o
estudo da técnica puro e simples. Ninguém pratica para
ser virtuose em exercícios, mas para fazer música;
b) Comece trabalhando a técnica com a guitarra ligada:
ouvindo o que toca, você terá controle da qualidade
do seu som, construindo uma palhetada precisa, com
notas claras e nítidas. Rapidez sem nitidez não vai
fazer de você um bom guitarrista. Depois que pegar o
pique, você poderá estudar até vendo televisão, com a
guitarra desplugada. Isto o preserva daqueles sons
repetitivos do estudo de técnica. Poupe a disposição
de seus ouvidos para fazer música;
c) Não há jeito certo ou errado de segurar a palheta:
Carlos Santana, Yngwie Malmsteen, Steve Vai, Joe
Satriani, Pat Metheny e cada um dos guitarristas que
você admira segura a palheta de uma maneira
diferente. Segure a palheta da forma que lhe parecer
mais natural e confortável, e deixe que a prática vá
moldando a sua técnica. No final, você verá que
diferentes manobras técnicas exigem que você segure
mais forte ou mais fraco a palheta, dependendo do som
que busca;
d) Relaxe: estudar com a mão tensa pode ser fatal.
Tendinites, tensões, som ruim, falta de suíngue,
dificuldade de tocar rápido... tudo isso deriva de
palhetar com a mão tensa: ela trava;
e) Metrônomo é indispensável.

SOFISTICANDO!

Olhando uma primeira vez, este programa de exercícios
pode assustar. Não se preocupe. Em primeiro lugar, é
técnica para vários anos de estudo; em segundo,
quando você perceber o efeito que eisto tem em sua
performance, não vai querer parar mais!
Agora que você já se habituou a palhetar alternado e
com precisão enquanto a mão da escala faz
movimentos complexos, vamos passar a trabalahr com
mais de uma corda. Os exemplos 2a, 2b, 2c e 2d vão
ajudar você a adquirir fluência na mudança de corda.
Para aproveitar melhor estes exercícios, comece com
duas palhetadas alternadas por nota, passando depois
para uma, alternando sempre.
Para realizar arpejos e outros movimentos que exigem
subidas e descidias por várias cordas, experimente o
exemplo 3. Uma boa idéia é praticar também a descida
e a subida em sweep, isto é, descendo somente com a
palhetada para baixo, e subindo somente com a
palhetada para cima nas quatro primeiras cordas. Entre
a subida e a descida, utilize o movimento alternado.
Afinal, um guitarrista não vive só de palhetadas
alternadas, nem só de sweep. Combinar os dois desde
cedo é uma decisão sábia!

SÉRGIO BASBAUM E JOE MOGHRABI

Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 23
Tabs: Revista Guitar Player Brasil - Lies - Exerccio 3.gp3
Lyric
Instrumental