Tablature Guitar Lessons - Palhetada Em Seus Lugares
Guitar Lessons - Palhetada Em Seus Lugares
Title: Revista Guitar Player Brasil - Lições
Subtitle: Palhetada - Em Seus Lugares
Artist: Sérgio Basbaum e Joe Moghrabi
Album: Revista Guitar Player Brasil, fevereiro de 2.000, edição 48
Author: Sérgio Basbaum e Joe Moghrabi
Copyright: Revista Guitar Player Brasil, fevereiro de 2.000, edição 48
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 21/05/2.002
Instructions:
Notices: Pegada. Bluseiros, roqueiros, metaleiros, jazzistas,
todos os gêneros de guitarristas dependem de um
ataque certeiro, preciso e seguro com a boa e velha
mão da palheta, para extrair da guitarra sons que
alcancem o coração do ouvinte. Muita gente pensa
que o segredo da guitarra está na mão da escala,
aquela que tem que conhecer centenas de caminhos
tortuosos pelo braço, encadeando arpejos e escalas
variados. Mas a verdade é outra: o segredo do
guitarrista é a pegada. Quer uma boa prova? Steve
Ray Vaughan incendiava platéias utilizando pouco
mais do que pentatônicas na escala, mas com uma
palhetada mortal. Outra? George Benson, com seu
'stacatto' preciso aliado à articulação impecável do
fraseado, improvisa intermináveis chorus sem errar uma
nota sequer. Ou John McLaughlin, que palheta todas
as notas de seu violão (assim como Al DiMeola), no
lendário Friday Night in San Francisco.
A palhetada é um desafio. Alguns guitarristas
importantes procuram outras técnicas, como Jeff Beck,
Mark Knopfler, Wes Montgomery ou Hélio Delmiro, que
atacam as cordas direto com a mão. Mas a grande
maioria de seus ídolos trabalhou muito com a mão da
palheta para conseguir aliar precisão, velocidade e...
pegada!
Nesta matéria, trazemos uma série de exercícios que,
praticados com atenção, paciência e método, vão
garantir a você pegada e precisão. No geral, há duas
técnicas básicas para a palheta: a palhetada alternada
(uma palhetada para cima e outra para baixo, ou
vice-versa), e o sweep, que envolve várias palhetadas
na mesma direção.
LISTA DE RECOMENDAÇÕES!
Antes que você comece a gastar sua coleção de
palhetas 'malhando' técnica, alguns alertas:
a) Técnica não é música: mantenha um equilíbrio entre
os sons que você curte, que te motivam a tocar, e o
estudo da técnica puro e simples. Ninguém pratica para
ser virtuose em exercícios, mas para fazer música;
b) Comece trabalhando a técnica com a guitarra ligada:
ouvindo o que toca, você terá controle da qualidade
do seu som, construindo uma palhetada precisa, com
notas claras e nítidas. Rapidez sem nitidez não vai
fazer de você um bom guitarrista. Depois que pegar o
pique, você poderá estudar até vendo televisão, com a
guitarra desplugada. Isto o preserva daqueles sons
repetitivos do estudo de técnica. Poupe a disposição
de seus ouvidos para fazer música;
c) Não há jeito certo ou errado de segurar a palheta:
Carlos Santana, Yngwie Malmsteen, Steve Vai, Joe
Satriani, Pat Metheny e cada um dos guitarristas que
você admira segura a palheta de uma maneira
diferente. Segure a palheta da forma que lhe parecer
mais natural e confortável, e deixe que a prática vá
moldando a sua técnica. No final, você verá que
diferentes manobras técnicas exigem que você segure
mais forte ou mais fraco a palheta, dependendo do som
que busca;
d) Relaxe: estudar com a mão tensa pode ser fatal.
Tendinites, tensões, som ruim, falta de suíngue,
dificuldade de tocar rápido... tudo isso deriva de
palhetar com a mão tensa: ela trava;
e) Metrônomo é indispensável.
EM SEUS LUGARES!
A primeira coisa para desenvolver uma boa palhetada é
trabalhar as cordas soltas. O exemplo 1a é o caminho
para colocar a mão na posição certa em relação a
cada corda e ir desenvolvendo segurança no
movimento vertical. Esqueça a mão da escala e
palhete cada uma das cordas soltas, indo e voltando
do grave ao agudo. Em todos os exercícios propostos
aqui, comece lentamente, e varie tocando uma, duas
três ou quatro notas por tempo em relação ao
metrônomo. Quanto mais lento começar, melhor. Você
dará chance ao seu braço de ir aquecendo aos
poucos.
Depois que já estiver bem seguro, tocando este
exercício com a mão da palheta enquanto segura o
telefone com a outra mão, então já pode começar a
variar um pouco. Os exemplo 1b, 1c e 1d sugerem que
você tente agora duas, três ou quatro notas por corda.
Quanto à direção da palhetada, o mais comum é
começar palhetando para baixo, e seguir alternando.
Mas, se você quiser caprichar, faça os exercícios
palhetando só para baixo, só para cima, alternando
começando para baixo e alternando começando para
cima. Palhetar numa única direção aprimora a
qualidade de seu movimento e prepara você para, lá
na frente, fazer sweeps à vontade!
Tempo: 150 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 12
Tabs: Guitar Lessons - Guitar Player Lessons - Palhetada Em Seus Lugares.gp3
Subtitle: Palhetada - Em Seus Lugares
Artist: Sérgio Basbaum e Joe Moghrabi
Album: Revista Guitar Player Brasil, fevereiro de 2.000, edição 48
Author: Sérgio Basbaum e Joe Moghrabi
Copyright: Revista Guitar Player Brasil, fevereiro de 2.000, edição 48
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 21/05/2.002
Instructions:
Notices: Pegada. Bluseiros, roqueiros, metaleiros, jazzistas,
todos os gêneros de guitarristas dependem de um
ataque certeiro, preciso e seguro com a boa e velha
mão da palheta, para extrair da guitarra sons que
alcancem o coração do ouvinte. Muita gente pensa
que o segredo da guitarra está na mão da escala,
aquela que tem que conhecer centenas de caminhos
tortuosos pelo braço, encadeando arpejos e escalas
variados. Mas a verdade é outra: o segredo do
guitarrista é a pegada. Quer uma boa prova? Steve
Ray Vaughan incendiava platéias utilizando pouco
mais do que pentatônicas na escala, mas com uma
palhetada mortal. Outra? George Benson, com seu
'stacatto' preciso aliado à articulação impecável do
fraseado, improvisa intermináveis chorus sem errar uma
nota sequer. Ou John McLaughlin, que palheta todas
as notas de seu violão (assim como Al DiMeola), no
lendário Friday Night in San Francisco.
A palhetada é um desafio. Alguns guitarristas
importantes procuram outras técnicas, como Jeff Beck,
Mark Knopfler, Wes Montgomery ou Hélio Delmiro, que
atacam as cordas direto com a mão. Mas a grande
maioria de seus ídolos trabalhou muito com a mão da
palheta para conseguir aliar precisão, velocidade e...
pegada!
Nesta matéria, trazemos uma série de exercícios que,
praticados com atenção, paciência e método, vão
garantir a você pegada e precisão. No geral, há duas
técnicas básicas para a palheta: a palhetada alternada
(uma palhetada para cima e outra para baixo, ou
vice-versa), e o sweep, que envolve várias palhetadas
na mesma direção.
LISTA DE RECOMENDAÇÕES!
Antes que você comece a gastar sua coleção de
palhetas 'malhando' técnica, alguns alertas:
a) Técnica não é música: mantenha um equilíbrio entre
os sons que você curte, que te motivam a tocar, e o
estudo da técnica puro e simples. Ninguém pratica para
ser virtuose em exercícios, mas para fazer música;
b) Comece trabalhando a técnica com a guitarra ligada:
ouvindo o que toca, você terá controle da qualidade
do seu som, construindo uma palhetada precisa, com
notas claras e nítidas. Rapidez sem nitidez não vai
fazer de você um bom guitarrista. Depois que pegar o
pique, você poderá estudar até vendo televisão, com a
guitarra desplugada. Isto o preserva daqueles sons
repetitivos do estudo de técnica. Poupe a disposição
de seus ouvidos para fazer música;
c) Não há jeito certo ou errado de segurar a palheta:
Carlos Santana, Yngwie Malmsteen, Steve Vai, Joe
Satriani, Pat Metheny e cada um dos guitarristas que
você admira segura a palheta de uma maneira
diferente. Segure a palheta da forma que lhe parecer
mais natural e confortável, e deixe que a prática vá
moldando a sua técnica. No final, você verá que
diferentes manobras técnicas exigem que você segure
mais forte ou mais fraco a palheta, dependendo do som
que busca;
d) Relaxe: estudar com a mão tensa pode ser fatal.
Tendinites, tensões, som ruim, falta de suíngue,
dificuldade de tocar rápido... tudo isso deriva de
palhetar com a mão tensa: ela trava;
e) Metrônomo é indispensável.
EM SEUS LUGARES!
A primeira coisa para desenvolver uma boa palhetada é
trabalhar as cordas soltas. O exemplo 1a é o caminho
para colocar a mão na posição certa em relação a
cada corda e ir desenvolvendo segurança no
movimento vertical. Esqueça a mão da escala e
palhete cada uma das cordas soltas, indo e voltando
do grave ao agudo. Em todos os exercícios propostos
aqui, comece lentamente, e varie tocando uma, duas
três ou quatro notas por tempo em relação ao
metrônomo. Quanto mais lento começar, melhor. Você
dará chance ao seu braço de ir aquecendo aos
poucos.
Depois que já estiver bem seguro, tocando este
exercício com a mão da palheta enquanto segura o
telefone com a outra mão, então já pode começar a
variar um pouco. Os exemplo 1b, 1c e 1d sugerem que
você tente agora duas, três ou quatro notas por corda.
Quanto à direção da palhetada, o mais comum é
começar palhetando para baixo, e seguir alternando.
Mas, se você quiser caprichar, faça os exercícios
palhetando só para baixo, só para cima, alternando
começando para baixo e alternando começando para
cima. Palhetar numa única direção aprimora a
qualidade de seu movimento e prepara você para, lá
na frente, fazer sweeps à vontade!
Tempo: 150 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 12
Lyric
Às vezes eu queria achar uma saÃÂda pra nós doisE você não acredita em mim
E eu só quero te mostrar
Que não temos que provar mais nada pra ninguém
Pare de se preocupar
Pense um pouco em você
Só mais um momento
Essa noite tudo vai mudar
Acredite, acredite
Nós temos tempo para errar
Tempo de sobra pra perder e ganhar
Apenas mais uma fase
E com o tempo, o tempo volta ao normal
E põe tudo em seu lugar. aaah
Tudo em seu lugar ah
Enfim
Às vezes me pergunto se espero muito das pessoas
Ou estou ficando cego
Ou não sei em quem confiar
Só mais um momento
Essa noite tudo vai mudar
Acredite, acredite
Nós temos tempo para errar
Tempo de sobra pra perder e ganhar
Apenas mais uma fase
E com o tempo,o tempo volta ao normal
E põe tudo em seu lugar aaah
Tudo em seu lugar ah
Enfim (enfim)