Tablature Guitar Lessons - Guitarra Country I
Guitar Lessons - Guitarra Country I
Title: Revista Guitar Class - Lições
Subtitle: Guitarra Country I
Artist: Álvaro Gonçalves
Album: Revista Guitar Class, fevereiro de 2.001, edição 01
Author: Álvaro Gonçalves
Copyright: Revista Guitar Class, fevereiro de 2.001, edição 01
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 15/12/2.002.
Instructions:
Notices: E aí, pessoal? Nas próximas colunas vou sugerir
muitas idéias e licks deste estyilo, que não pode
faltar no vocabulário de nenhum guitarrista.
O início do meu estudo de country aconteceu quando
eu tinha frases do tipo do exemplo 1 para executar.
Elas possuem muitos saltos que são difíceis de
escutar somente com a palheta. A partir daí, comecei
a utilizar os outros dedos da mão direita, que
sobravam enquanto eu usava a palheta para executar
notas em cordas distantes.
Para ilustrar isto, selecionei uma variação do
exemplo um, utilizando sempre os outros dedosda mão
direita.
Todas as notas palhetadas estão indicadas com o
símbolo dae palheta para cima para baixo (padrão da
revista) e as notas tocadas com o dedo médio da mão
direita estão indicadas com a letra M. Além de
facilitar a execução, utilizar outros dedos da mão
direita, beneficia o que eu chamo de sonoridade
country.
Uma característica importante desse estilo é que
todas as cadências são simples: os acordes não têm
muitas dissonâncias como no Jazz ou na música
brasileira.
A idéia do guitarrista de country é pegar um rock
simples como o do exemplo 3, que é um rock´n´rollde
doze compassos, e dar movimento a ele, como está
escrito no exemplo quatro. Isso só é possível com a
utilização dos outros dedos da mão direita e com a
sonoridade country.
Baixem o arquivo da internet (endereço:
www.revistaguitarclass.com.br) antes de tentar
tocar. Isso provavelmente vai e3stimular o estudo
destes exemplos, pois as sonoridades são muito
interessantes.
ÁLVARO GONÇALVES
Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 13
Tabs: Guitar Class Lies - Guitarra Country I.gp3
Subtitle: Guitarra Country I
Artist: Álvaro Gonçalves
Album: Revista Guitar Class, fevereiro de 2.001, edição 01
Author: Álvaro Gonçalves
Copyright: Revista Guitar Class, fevereiro de 2.001, edição 01
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 15/12/2.002.
Instructions:
Notices: E aí, pessoal? Nas próximas colunas vou sugerir
muitas idéias e licks deste estyilo, que não pode
faltar no vocabulário de nenhum guitarrista.
O início do meu estudo de country aconteceu quando
eu tinha frases do tipo do exemplo 1 para executar.
Elas possuem muitos saltos que são difíceis de
escutar somente com a palheta. A partir daí, comecei
a utilizar os outros dedos da mão direita, que
sobravam enquanto eu usava a palheta para executar
notas em cordas distantes.
Para ilustrar isto, selecionei uma variação do
exemplo um, utilizando sempre os outros dedosda mão
direita.
Todas as notas palhetadas estão indicadas com o
símbolo dae palheta para cima para baixo (padrão da
revista) e as notas tocadas com o dedo médio da mão
direita estão indicadas com a letra M. Além de
facilitar a execução, utilizar outros dedos da mão
direita, beneficia o que eu chamo de sonoridade
country.
Uma característica importante desse estilo é que
todas as cadências são simples: os acordes não têm
muitas dissonâncias como no Jazz ou na música
brasileira.
A idéia do guitarrista de country é pegar um rock
simples como o do exemplo 3, que é um rock´n´rollde
doze compassos, e dar movimento a ele, como está
escrito no exemplo quatro. Isso só é possível com a
utilização dos outros dedos da mão direita e com a
sonoridade country.
Baixem o arquivo da internet (endereço:
www.revistaguitarclass.com.br) antes de tentar
tocar. Isso provavelmente vai e3stimular o estudo
destes exemplos, pois as sonoridades são muito
interessantes.
ÁLVARO GONÇALVES
Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 13
Lyric
The pupil is twelve, attractive, withdrawnIn a midnight blue school uniform
Lips just a little too full for her face
Distant eyes full of space
In her posture no trace of coquette
No defiance
She fingers the frets looking forlorn
Crossing her legs where her tights have been torn
Starts as her mother comes into the room
And the afternoon grows still
And her mother feels chill
Shivers and buttons her coat
I gently correct the curve of her back
And open her book in the now-empty flat
At the classical piece I've had her prepare
And her arms are bare as she plays
And I draw back behind her ear
A few strands of hair gone astray
She shows me her bracelet, the lesson is done
I turn it around between finger and thumb
We sit face to face and it seems to me that
Her face is the face of a cat
And touching the place where her breasts will be
I press my hand flat
She comes into my lap, I turn her around
Her hands clasp my neck and her feet skim the ground
Her skirt travels up under my palm
But the pupil sits looking so calm
As if listening to the distant sound
Of a burglar alarm
What happened next it's hard to recall
The guitar lesson left no traces at all
Now, from afar, it seems to resemble
A strange composition in oil
Of a man, a guitar, and an innocent little girl