Tablature Guitar Lessons - Yeah!... Pentatônicas
Guitar Lessons - Yeah!... Pentatônicas
Title: Revista Guitar Player Brasil - Lições
Subtitle: Yeah!... Pentatônicas
Artist: Joe Moghrabi
Album: Revista Guitar Player Brasil, outubro de 1.997, edição 21
Author: Joe Moghrabi
Copyright: Revista Guitar Player Brasil, outubro de 1.997, edição 21
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 16/07/2.002
Instructions:
Notices: A escala pentatônica tem 5 notas s/ a blue note e 6
notas com a mesma.
Montagem da Penta Maior:
I II III IV V VI
1 1 1,5 1 1,5
Montagem da Penta Menor:
I II III IV V VI
1,5 1 1 1,5 1
A blue note da penta maior é a 3b e a da penta menor
é a 4#, ou seja:
em relação à nota "A", teremos a nota "C" para penta
maior e a nota "D#" para penta menor, logo, somando
as idéias teremos:
Penta maior em "A"; (blue note)
A B C C# E F# A
1 1/2 1/2 1,5 1 1,5
Penta menor em "A" (blue note)
A C D D# E G A
1,5 1 1/2 1/2 1,5 1
Da mesma forma que nos modos, as pentas geram
outras escalas (4) e se desenvolvem no braço, num
total de 5 desenhos; vale ressaltar que não é comum
iniciar uma "penta + blue note" pela blue note.
A aplicação dessas escalas merece muita atenção,
pois as variações são muitas. Num acorde A7,
podemos utilizar a penta maior e/ou a menor, que
possuem intenções melódicas bem diferentes.
Abaixo, em exemplo de blues lento em "A", onde
podemos ter muitas possibilidades, levando-se em
conta que além das intenções maior e menor, as
pentas podem (e com o tempo devem) mudar por
acordes. Saindo um pouco do assunto improvisação,
recomendo a variação dos acordes, usando as
dissonâncias que estão no grau "Mixolídio", (9,4=11 e
6=13) para cada acorde, (A7, D7 e E7)
Obs.: nos compassos 11 e 12, temos dois acordes por
compasso, ou seja, dois tempos para cada acorde.
Execução:
Gradativamente, você pode experimentar o primeiro
desenho (penta menor blues), saindo da 5ª casa
(intenção menor) e da 2ª casa (intenção maior) e assim
executar todo o exemplo; posteriormente, não se limite
a uma região; numa 3ª etapa, ainda, aplique a
mudança de pentas acompanhando as mudanças de
acordes.
Exemplo do desenho 1 s/ blue note com "Two -
hands"
Aí está um bom exemplo para misturar as pentas com
Two-hands! É importante você entender que neste
exercício a primeira de cada 3 notas é com a mão
direita, ("T"). No terceiro compasso, mudei o acento
para a volta.
Desenvolva este "Pattern Two - hands" nos 5
desenhos pois ele ajudará na visão dos mesmos, o que
já vimos ser uma das chaves para um bom improviso.
É muito importante lembrar que a clareza das notas tem
um papel fiel no valor do que se toca. Dica!!! A notas
da mão direita devem durar uma sextina, ou seja, o
mesmo que as demais e estude com distorção logo
depois de decorados os desenhos porque certas
performances exigem mais esforço para a limpeza no
momento em que se usar "drives". Não palhete
nenhuma nota, tudo ligado!!!
Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 6
Tabs: Guitar Lessons - Guitar Player Lessons - Yeah!... Pentatônicas.gp3
Subtitle: Yeah!... Pentatônicas
Artist: Joe Moghrabi
Album: Revista Guitar Player Brasil, outubro de 1.997, edição 21
Author: Joe Moghrabi
Copyright: Revista Guitar Player Brasil, outubro de 1.997, edição 21
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 16/07/2.002
Instructions:
Notices: A escala pentatônica tem 5 notas s/ a blue note e 6
notas com a mesma.
Montagem da Penta Maior:
I II III IV V VI
1 1 1,5 1 1,5
Montagem da Penta Menor:
I II III IV V VI
1,5 1 1 1,5 1
A blue note da penta maior é a 3b e a da penta menor
é a 4#, ou seja:
em relação à nota "A", teremos a nota "C" para penta
maior e a nota "D#" para penta menor, logo, somando
as idéias teremos:
Penta maior em "A"; (blue note)
A B C C# E F# A
1 1/2 1/2 1,5 1 1,5
Penta menor em "A" (blue note)
A C D D# E G A
1,5 1 1/2 1/2 1,5 1
Da mesma forma que nos modos, as pentas geram
outras escalas (4) e se desenvolvem no braço, num
total de 5 desenhos; vale ressaltar que não é comum
iniciar uma "penta + blue note" pela blue note.
A aplicação dessas escalas merece muita atenção,
pois as variações são muitas. Num acorde A7,
podemos utilizar a penta maior e/ou a menor, que
possuem intenções melódicas bem diferentes.
Abaixo, em exemplo de blues lento em "A", onde
podemos ter muitas possibilidades, levando-se em
conta que além das intenções maior e menor, as
pentas podem (e com o tempo devem) mudar por
acordes. Saindo um pouco do assunto improvisação,
recomendo a variação dos acordes, usando as
dissonâncias que estão no grau "Mixolídio", (9,4=11 e
6=13) para cada acorde, (A7, D7 e E7)
Obs.: nos compassos 11 e 12, temos dois acordes por
compasso, ou seja, dois tempos para cada acorde.
Execução:
Gradativamente, você pode experimentar o primeiro
desenho (penta menor blues), saindo da 5ª casa
(intenção menor) e da 2ª casa (intenção maior) e assim
executar todo o exemplo; posteriormente, não se limite
a uma região; numa 3ª etapa, ainda, aplique a
mudança de pentas acompanhando as mudanças de
acordes.
Exemplo do desenho 1 s/ blue note com "Two -
hands"
Aí está um bom exemplo para misturar as pentas com
Two-hands! É importante você entender que neste
exercício a primeira de cada 3 notas é com a mão
direita, ("T"). No terceiro compasso, mudei o acento
para a volta.
Desenvolva este "Pattern Two - hands" nos 5
desenhos pois ele ajudará na visão dos mesmos, o que
já vimos ser uma das chaves para um bom improviso.
É muito importante lembrar que a clareza das notas tem
um papel fiel no valor do que se toca. Dica!!! A notas
da mão direita devem durar uma sextina, ou seja, o
mesmo que as demais e estude com distorção logo
depois de decorados os desenhos porque certas
performances exigem mais esforço para a limpeza no
momento em que se usar "drives". Não palhete
nenhuma nota, tudo ligado!!!
Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 6