Tablature Guitar Lessons - O Antimétodo De Guitarra
Guitar Lessons - O Antimétodo De Guitarra
Title: Revista Guitar Player Brasil - Lições
Subtitle: O antimétodo de guitarra
Artist: Márcio Okayama
Album: Revista Guitar Player Brasil, agosto de 2.001, edição 64
Author: Márcio Okayama
Copyright: Revista Guitar Player Brasil, agosto de 2.001, edição 64
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 14/04/2.002
Instructions:
Notices: O cartunista Laerte disse que aprendeu com Henfil (um
mestre do cartoon brasileiro) que o traço deve
corresponder às idéias e não o contrário. Pensando em
termos de guitarra, é o mesmo: aquilo que tocamos
deveria corresponder à criatividade, e não o contrário.
Quantas vezes nos vemos repetindo as mesmas
escalas, padrões e licks, de maneira mecânica, sem
qualquer interpretação ou contexto musical, sem
sequer procurar ouvir a voz de nossa fonte de
criatividade?
Qualquer informação teórica, técnica ou tecnológica
deve ser comparada a uma cor nova que adicionamos
à nossa "paleta" de pintura musical, ampliando nossas
possibilidades expressivas e criativas.
Mick Goodrick, um dos grandes guitarristas-professores
norte-americanos - por suas aulas passaram, por
exemplo, Mike Stern e heitor TP), dá uma lista de dicas
relacionadas para reciclagem de informação musical e
despertar da criatividade.
Eis alguns dos principais ítens:
* Toque tudo que você está acostumado, na metade
da velocidade.
* Alimente pombos e/ou patos num parque.
* Pense numa situação em que você jamais poderá
tocar de novo.
* Chore.
Os grandes músicos são aqueles que não têm medo de
ousar, sonhar, acreditar e realizar, independente dos
ventos e das marés do mundo.
Para não passar s lição sem encostar na guitarra, uma
pequena sugestão de estudo e interpretação. Toque a
melodia proposta no exemplo abaixo das seguintes
maneiras:
* Vibratos e bends em todas as terminações;
* Nenhum vibrato;
* Desligue a guitarra e toque;
* Esqueça a divisão (tempo);
* De olhos fechados;
* Com som sujo;
* Com som limpo;
* Em outras regiões do braço;
* Inverta a melodia, toando de trás pra frente;
* Ligue todos os pedais e racks.
Desligue e vá dormir ou dê uma volta na rua.
MÁRIO OKAYAMA é bacharel em violão erudito. De
1.993 a 1.996 desenvolveu trabalho de rock na banda
Electric Shadows. Desde 1.989 exerce atividades
didáticas. Coordenador didático do IG&T. Realiza
workshops no interior de São Paulo e na capital.
Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 12
Tabs: Guitar Lessons - Guitar Player Lessons - O Antimétodo De Guitarra.gp3
Subtitle: O antimétodo de guitarra
Artist: Márcio Okayama
Album: Revista Guitar Player Brasil, agosto de 2.001, edição 64
Author: Márcio Okayama
Copyright: Revista Guitar Player Brasil, agosto de 2.001, edição 64
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 14/04/2.002
Instructions:
Notices: O cartunista Laerte disse que aprendeu com Henfil (um
mestre do cartoon brasileiro) que o traço deve
corresponder às idéias e não o contrário. Pensando em
termos de guitarra, é o mesmo: aquilo que tocamos
deveria corresponder à criatividade, e não o contrário.
Quantas vezes nos vemos repetindo as mesmas
escalas, padrões e licks, de maneira mecânica, sem
qualquer interpretação ou contexto musical, sem
sequer procurar ouvir a voz de nossa fonte de
criatividade?
Qualquer informação teórica, técnica ou tecnológica
deve ser comparada a uma cor nova que adicionamos
à nossa "paleta" de pintura musical, ampliando nossas
possibilidades expressivas e criativas.
Mick Goodrick, um dos grandes guitarristas-professores
norte-americanos - por suas aulas passaram, por
exemplo, Mike Stern e heitor TP), dá uma lista de dicas
relacionadas para reciclagem de informação musical e
despertar da criatividade.
Eis alguns dos principais ítens:
* Toque tudo que você está acostumado, na metade
da velocidade.
* Alimente pombos e/ou patos num parque.
* Pense numa situação em que você jamais poderá
tocar de novo.
* Chore.
Os grandes músicos são aqueles que não têm medo de
ousar, sonhar, acreditar e realizar, independente dos
ventos e das marés do mundo.
Para não passar s lição sem encostar na guitarra, uma
pequena sugestão de estudo e interpretação. Toque a
melodia proposta no exemplo abaixo das seguintes
maneiras:
* Vibratos e bends em todas as terminações;
* Nenhum vibrato;
* Desligue a guitarra e toque;
* Esqueça a divisão (tempo);
* De olhos fechados;
* Com som sujo;
* Com som limpo;
* Em outras regiões do braço;
* Inverta a melodia, toando de trás pra frente;
* Ligue todos os pedais e racks.
Desligue e vá dormir ou dê uma volta na rua.
MÁRIO OKAYAMA é bacharel em violão erudito. De
1.993 a 1.996 desenvolveu trabalho de rock na banda
Electric Shadows. Desde 1.989 exerce atividades
didáticas. Coordenador didático do IG&T. Realiza
workshops no interior de São Paulo e na capital.
Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 12