Tablature Guitar Lessons - Solando Com Edu XI
Guitar Lessons - Solando Com Edu XI
Title: Revista Guitar Player Brasil - Lições
Subtitle: Solando com Edu XI
Artist: Eduardo Ardanuy
Album: Revista Guitar Player Brasil, maio de 1.998, edição 28
Author: Eduardo Ardanuy
Copyright: Revista Guitar Player Brasil, maio de 1.998, edição 28
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 01/08/2.002.
Instructions:
Notices: E aí, pessoal? Nesta edição, trabalharemos com uma
progressão básica de blues com 12 compassos em Lá
maior. Procurei desenvolver um fraseado tipicamente
blueseiro, usando licks e clichês tradicionais.
Progressão:
A7 D7/9 A7 D7/9 A7 E7/9 D7/9 A7 D7/9 A7 E7/9 .
A forma tradicional de improvisar (solar) um blues maior
é usando escalas pentatônicas e pentatônicas blues
com um conceito um pouco diferente do normal.
Exemplo: sobre A7, usamos as pentatônicas de Lá
maior e Lá menor blues.
Penta A blues: T, 2, 3, 3, 5 e 6 ï 3 = blue note.
Penta A menor blues: T, 3, 4, 4, 5 e 7 ï 3 e 4 = blue
notes.
Se analisarmos os intervalos, encontraremos duas blue
notes na penta blues de Am com relação ao acorde de
A7, são elas a 3 e a 4.
Quando me referi a um conceito diferente de
raciocínio, seria pelo fato de tocar uma escala
pentatônica de Am sobre um acorde de Lá maior.
Nesse caso, consideramos a terça menor da escala
como uma blue note, lembrando que blue notes são
notas de passagem, ruins para repouso. As notas de
repouso mais eficientes serão: as tônicas, terças,
quintas e sétimas com relação ao acorde em questão
Exemplos:
A7 ï repouso = T, 3, 5 e 7
A7+ ï repouso = T, 3, 5 e 7+
Am7 ï repouso = T, 3, 5 e 7
Etc...
Resumindo, para toda progressão, usei basicamente as
pentas de Lá maior e Lá menor blues, sempre tomando
cuidado com as notas de repouso.
Se você quiser tocar blues de uma forma mais modal
(modos gregos), considere os três acordes como
mixolídios.
Exemplos:
A7 mixolídio = escala de D/Bm
D7/9 mixolídio = escala de G/Em
E7/9 mixolídio = escala de A/Fm
Tocando blues com esse conceito, teremos uma
sonoridade diferente do tradicional, mas muito
interessante. É isso aí, moçada! Um abração e até a
próxima!
EDUARDO ARDANUY - É guitarrista da banda Dr. Sin.
Tocou na Chave do Sol, Anjos da Noite e Supla.
Gravou em disco com Eduardo Araújo. É professor de
guitarra em São Paulo.
P.S.: Aê moçada do Brasil, vamos passar lições de
revistas para ter um material legal para estudar. Mas
não esqueçam de dar crédito ao autores, ok?
Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 12
Tabs: Guitar Lessons - Guitar Player Lessons - Solando Com Edu XI.gp3
Subtitle: Solando com Edu XI
Artist: Eduardo Ardanuy
Album: Revista Guitar Player Brasil, maio de 1.998, edição 28
Author: Eduardo Ardanuy
Copyright: Revista Guitar Player Brasil, maio de 1.998, edição 28
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 01/08/2.002.
Instructions:
Notices: E aí, pessoal? Nesta edição, trabalharemos com uma
progressão básica de blues com 12 compassos em Lá
maior. Procurei desenvolver um fraseado tipicamente
blueseiro, usando licks e clichês tradicionais.
Progressão:
A7 D7/9 A7 D7/9 A7 E7/9 D7/9 A7 D7/9 A7 E7/9 .
A forma tradicional de improvisar (solar) um blues maior
é usando escalas pentatônicas e pentatônicas blues
com um conceito um pouco diferente do normal.
Exemplo: sobre A7, usamos as pentatônicas de Lá
maior e Lá menor blues.
Penta A blues: T, 2, 3, 3, 5 e 6 ï 3 = blue note.
Penta A menor blues: T, 3, 4, 4, 5 e 7 ï 3 e 4 = blue
notes.
Se analisarmos os intervalos, encontraremos duas blue
notes na penta blues de Am com relação ao acorde de
A7, são elas a 3 e a 4.
Quando me referi a um conceito diferente de
raciocínio, seria pelo fato de tocar uma escala
pentatônica de Am sobre um acorde de Lá maior.
Nesse caso, consideramos a terça menor da escala
como uma blue note, lembrando que blue notes são
notas de passagem, ruins para repouso. As notas de
repouso mais eficientes serão: as tônicas, terças,
quintas e sétimas com relação ao acorde em questão
Exemplos:
A7 ï repouso = T, 3, 5 e 7
A7+ ï repouso = T, 3, 5 e 7+
Am7 ï repouso = T, 3, 5 e 7
Etc...
Resumindo, para toda progressão, usei basicamente as
pentas de Lá maior e Lá menor blues, sempre tomando
cuidado com as notas de repouso.
Se você quiser tocar blues de uma forma mais modal
(modos gregos), considere os três acordes como
mixolídios.
Exemplos:
A7 mixolídio = escala de D/Bm
D7/9 mixolídio = escala de G/Em
E7/9 mixolídio = escala de A/Fm
Tocando blues com esse conceito, teremos uma
sonoridade diferente do tradicional, mas muito
interessante. É isso aí, moçada! Um abração e até a
próxima!
EDUARDO ARDANUY - É guitarrista da banda Dr. Sin.
Tocou na Chave do Sol, Anjos da Noite e Supla.
Gravou em disco com Eduardo Araújo. É professor de
guitarra em São Paulo.
P.S.: Aê moçada do Brasil, vamos passar lições de
revistas para ter um material legal para estudar. Mas
não esqueçam de dar crédito ao autores, ok?
Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 12
Lyric
The pupil is twelve, attractive, withdrawnIn a midnight blue school uniform
Lips just a little too full for her face
Distant eyes full of space
In her posture no trace of coquette
No defiance
She fingers the frets looking forlorn
Crossing her legs where her tights have been torn
Starts as her mother comes into the room
And the afternoon grows still
And her mother feels chill
Shivers and buttons her coat
I gently correct the curve of her back
And open her book in the now-empty flat
At the classical piece I've had her prepare
And her arms are bare as she plays
And I draw back behind her ear
A few strands of hair gone astray
She shows me her bracelet, the lesson is done
I turn it around between finger and thumb
We sit face to face and it seems to me that
Her face is the face of a cat
And touching the place where her breasts will be
I press my hand flat
She comes into my lap, I turn her around
Her hands clasp my neck and her feet skim the ground
Her skirt travels up under my palm
But the pupil sits looking so calm
As if listening to the distant sound
Of a burglar alarm
What happened next it's hard to recall
The guitar lesson left no traces at all
Now, from afar, it seems to resemble
A strange composition in oil
Of a man, a guitar, and an innocent little girl