Tablature Guitar Lessons - Dissecando Bases E Riffs II
Guitar Lessons - Dissecando Bases E Riffs II
Title: Revista Guitar Player Brasil - Lições
Subtitle: Dissecando Bases e Riffs II
Artist: Márcio Okayama
Album: Revista Guitar Player Brasil, agosto de 1.997, edição 19
Author: Márcio Okayama
Copyright: Revista Guitar Player Brasil, agosto de 1.997, edição 19
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 10/07/2.002
Instructions:
Notices: O nome de Keith Richards se tornou sinônimo de
guitarra base, num estilo peculiar que soube assimilar
inúmeras influências, desde as afinações abertas
usadas por Robert Johnson e Elmore James, passando
pelos riffs de Chuck Berry e Scoty Moore e as
"levadas" apimentadas de Jimmy Reed, somando
todas num estilo extremamente único.
Os exemplos selecionados são executados na afinação
de G aberta (D, G, D, G, B, D). Para termos melhor
parâmetro desta, veremos no exemplo 1 (inserir braços)
alguns desenhos de acordes básicos nesta mesma
afinação (lembrem-se de que Keith retirava o bordão
das guitarras que usava nesta afinação, mas, para
todos efeitos, mantenham a 6ª corda em D). A temática
desta coluna acabará por ser a utilização desta
maneira de afinar.
O primeiro riff (ex. 2) é a abertura de "Happy", do
fabuloso álbum Exile on Main Street. Apesar de não ser
tão conhecido do grande público, este representa um
dos grandes momentos registrados por keith. O próximo
exemplo (ex. 3) é o célebre riff de "Honk Tonk
Womem". Consiste na utilização de cordas abertas
somadas a um lick com bends, mostrando como Keith
soube levar adiante a concepção de Chuck Berry, na
qual soma pequenas frases em meio à execução de
bases. Execute o trecho com seus dedos, sem uso de
palheta.
O exemplo 4 se vale do mesmo conceito, ou seja,
mover os desenhos dos acordes pelo braço. É a intro
de "Brown Sugar". Mesmo que você não seja fã nem
de Keith, nem dos Stones, aprenda com eles que, na
maioria dos casos, a simplicidade continua sendo a
alma do negócio, pois, afinal de contas, quantos
mortais conseguem levantar multidões e mover vidas
de milhões de pessoas pelo planeta como Keith
Richards continua a fazer? Abraços and "Keiffin'on
Riffin'!!!".
Exemplo 1
Acordes
(Afinação D G D G B D)
C 055555
F/C 057565
C7 055588
Cm 055885
Cadd9 055755
MÁRCIO OKAYAMA
Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 15
Tabs: Guitar Lessons - Guitar Player Lessons - Dissecando Bases E Riffs II.gp3
Subtitle: Dissecando Bases e Riffs II
Artist: Márcio Okayama
Album: Revista Guitar Player Brasil, agosto de 1.997, edição 19
Author: Márcio Okayama
Copyright: Revista Guitar Player Brasil, agosto de 1.997, edição 19
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 10/07/2.002
Instructions:
Notices: O nome de Keith Richards se tornou sinônimo de
guitarra base, num estilo peculiar que soube assimilar
inúmeras influências, desde as afinações abertas
usadas por Robert Johnson e Elmore James, passando
pelos riffs de Chuck Berry e Scoty Moore e as
"levadas" apimentadas de Jimmy Reed, somando
todas num estilo extremamente único.
Os exemplos selecionados são executados na afinação
de G aberta (D, G, D, G, B, D). Para termos melhor
parâmetro desta, veremos no exemplo 1 (inserir braços)
alguns desenhos de acordes básicos nesta mesma
afinação (lembrem-se de que Keith retirava o bordão
das guitarras que usava nesta afinação, mas, para
todos efeitos, mantenham a 6ª corda em D). A temática
desta coluna acabará por ser a utilização desta
maneira de afinar.
O primeiro riff (ex. 2) é a abertura de "Happy", do
fabuloso álbum Exile on Main Street. Apesar de não ser
tão conhecido do grande público, este representa um
dos grandes momentos registrados por keith. O próximo
exemplo (ex. 3) é o célebre riff de "Honk Tonk
Womem". Consiste na utilização de cordas abertas
somadas a um lick com bends, mostrando como Keith
soube levar adiante a concepção de Chuck Berry, na
qual soma pequenas frases em meio à execução de
bases. Execute o trecho com seus dedos, sem uso de
palheta.
O exemplo 4 se vale do mesmo conceito, ou seja,
mover os desenhos dos acordes pelo braço. É a intro
de "Brown Sugar". Mesmo que você não seja fã nem
de Keith, nem dos Stones, aprenda com eles que, na
maioria dos casos, a simplicidade continua sendo a
alma do negócio, pois, afinal de contas, quantos
mortais conseguem levantar multidões e mover vidas
de milhões de pessoas pelo planeta como Keith
Richards continua a fazer? Abraços and "Keiffin'on
Riffin'!!!".
Exemplo 1
Acordes
(Afinação D G D G B D)
C 055555
F/C 057565
C7 055588
Cm 055885
Cadd9 055755
MÁRCIO OKAYAMA
Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 15
Lyric
Our band could be your lifeReal names'd be proof
Me and Mike Watt, we played for years
Punk rock changed our lives.
We learned punk rock in Hollywood
Drove up from Pedro
We were fucking corndogs
We'd go drink and pogo
Mr. Narrator,
This is Bob Dylan to me
My story could be his songs
I'm his soldier child
Our band is scientist rock
But I was E. Bloom, Richard Hell,
Joe Strummer and John Doe
Me and Mike Watt, playing guitar