Tablature Guitar Lessons - Solando Com Edu IX
Guitar Lessons - Solando Com Edu IX
Title: Revista Guitar Player Brasil - Lições
Subtitle: Solando com Edu IX
Artist: Eduardo Ardanuy
Album: Revista Guitar Player Brasil, março de 1.998, edição 26
Author: Eduardo Ardanuy
Copyright: Revista Guitar Player Brasil, março de 1.998, edição 26
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 29/07/2.002.
Instructions:
Notices: E aí, pessoal? Neste mês, teremos uma progressão
sobre a qual improvisaremos só com pentatônicas. A
progressão é a seguinte: Am7 Bbmaj7 B7sus4 F/G .
O primeiro passo é descobrir as funções modais de
cada um dos acordes para encontrarmos as
pentatônicas convenientes, lembrando que, no campo
harmônico maior, teremos sempre três pentatônicas
para cada um dos acordes, que acharemos no I, IV e V
grau do campo harmônico.
Considerei o Am7 como eólio, que está no campo
harmônico de C. Ex:
I II III IV V VI VII
C7+ Dm7 Em7 F7+ G7 Am7 Bm7/5
Observando o campo harmônico para o Am7, teremos
as pentas de C (I), F (IV) e G (V).
Considerei o Bmaj7 como lídio, que está no campo de
F. Ex:
I II III IV V VI VII
F7+ Gm7 Am7 B7+ C7 Dm7 Em7/5
Observando o campo harmônico para Bbmaj7, teremos
as pentas de F (I), Bb (IV) e C (V).
Considerei o B7sus4 como mixolídio, que está no
campo de E. Ex: I II III IV V VI VII
E7+ Fm7 Gm7 A7+ B7 Cm7 Dm7/5
Observando o campo harmônico, para B7sus4 teremos
as pentas de E (I), A (IV) e B (V).
O F/G é um acorde sobreposto. Podemos considerá-lo
como um G7/9sus4, que também coloquei como
mixolídio. Sendo assim estará no campo de C, o mesmo
campo harmônico do primeiro acorde da progressão, o
Am7, no qual teremos as pentas de C, F e G.
No primeiro exemplo, para o Am7, usei a penta de
G/Em. Para o Bmaj7, usei a penta de F/Dm. Para o
B7sus4, usei a penta de A/Fm. E para o F/G, usei a
penta de C/Am.
No segundo exemplo, trabalhei com duas pentas para
cada acorde. Para o Am7, as pentas de C/Am e G/Em.
Para o Bbmaj7, as pentas de Bb/Gm e F/Dm. Para o
B7sus4, as pentas de E/Cm e A/Fm. Por fim, para o
acorde de F/G, as pentas de F/Dm e C/Am.
Este é um conceito complexo, mas muito interessante
para improvisar com pentatônicas. Estude bastante e
até mais!
EDUARDO ARDANUY - É guitarrista da banda Dr. Sin.
Tocou na Chave do Sol, Anjos da Noite e Supla.
Gravou em disco com Eduardo Araújo. É professor de
guitarra em São Paulo.
P.S.: Aê moçada do Brasil, vamos passar lições de
revistas para ter um material legal para estudar. Mas
não esqueçam de dar crédito ao autores, ok?
Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 8
Tabs: Guitar Lessons - Guitar Player Lessons - Solando Com Edu IX.gp3
Subtitle: Solando com Edu IX
Artist: Eduardo Ardanuy
Album: Revista Guitar Player Brasil, março de 1.998, edição 26
Author: Eduardo Ardanuy
Copyright: Revista Guitar Player Brasil, março de 1.998, edição 26
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 29/07/2.002.
Instructions:
Notices: E aí, pessoal? Neste mês, teremos uma progressão
sobre a qual improvisaremos só com pentatônicas. A
progressão é a seguinte: Am7 Bbmaj7 B7sus4 F/G .
O primeiro passo é descobrir as funções modais de
cada um dos acordes para encontrarmos as
pentatônicas convenientes, lembrando que, no campo
harmônico maior, teremos sempre três pentatônicas
para cada um dos acordes, que acharemos no I, IV e V
grau do campo harmônico.
Considerei o Am7 como eólio, que está no campo
harmônico de C. Ex:
I II III IV V VI VII
C7+ Dm7 Em7 F7+ G7 Am7 Bm7/5
Observando o campo harmônico para o Am7, teremos
as pentas de C (I), F (IV) e G (V).
Considerei o Bmaj7 como lídio, que está no campo de
F. Ex:
I II III IV V VI VII
F7+ Gm7 Am7 B7+ C7 Dm7 Em7/5
Observando o campo harmônico para Bbmaj7, teremos
as pentas de F (I), Bb (IV) e C (V).
Considerei o B7sus4 como mixolídio, que está no
campo de E. Ex: I II III IV V VI VII
E7+ Fm7 Gm7 A7+ B7 Cm7 Dm7/5
Observando o campo harmônico, para B7sus4 teremos
as pentas de E (I), A (IV) e B (V).
O F/G é um acorde sobreposto. Podemos considerá-lo
como um G7/9sus4, que também coloquei como
mixolídio. Sendo assim estará no campo de C, o mesmo
campo harmônico do primeiro acorde da progressão, o
Am7, no qual teremos as pentas de C, F e G.
No primeiro exemplo, para o Am7, usei a penta de
G/Em. Para o Bmaj7, usei a penta de F/Dm. Para o
B7sus4, usei a penta de A/Fm. E para o F/G, usei a
penta de C/Am.
No segundo exemplo, trabalhei com duas pentas para
cada acorde. Para o Am7, as pentas de C/Am e G/Em.
Para o Bbmaj7, as pentas de Bb/Gm e F/Dm. Para o
B7sus4, as pentas de E/Cm e A/Fm. Por fim, para o
acorde de F/G, as pentas de F/Dm e C/Am.
Este é um conceito complexo, mas muito interessante
para improvisar com pentatônicas. Estude bastante e
até mais!
EDUARDO ARDANUY - É guitarrista da banda Dr. Sin.
Tocou na Chave do Sol, Anjos da Noite e Supla.
Gravou em disco com Eduardo Araújo. É professor de
guitarra em São Paulo.
P.S.: Aê moçada do Brasil, vamos passar lições de
revistas para ter um material legal para estudar. Mas
não esqueçam de dar crédito ao autores, ok?
Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 8
Lyric
The pupil is twelve, attractive, withdrawnIn a midnight blue school uniform
Lips just a little too full for her face
Distant eyes full of space
In her posture no trace of coquette
No defiance
She fingers the frets looking forlorn
Crossing her legs where her tights have been torn
Starts as her mother comes into the room
And the afternoon grows still
And her mother feels chill
Shivers and buttons her coat
I gently correct the curve of her back
And open her book in the now-empty flat
At the classical piece I've had her prepare
And her arms are bare as she plays
And I draw back behind her ear
A few strands of hair gone astray
She shows me her bracelet, the lesson is done
I turn it around between finger and thumb
We sit face to face and it seems to me that
Her face is the face of a cat
And touching the place where her breasts will be
I press my hand flat
She comes into my lap, I turn her around
Her hands clasp my neck and her feet skim the ground
Her skirt travels up under my palm
But the pupil sits looking so calm
As if listening to the distant sound
Of a burglar alarm
What happened next it's hard to recall
The guitar lesson left no traces at all
Now, from afar, it seems to resemble
A strange composition in oil
Of a man, a guitar, and an innocent little girl