Tablature Guitar Lessons - Música Brasileira Fundamentos RÃtmicos Do Frevo
Guitar Lessons - Música Brasileira Fundamentos RÃtmicos Do Frevo
Title: Revista Guitar Class - Lições
Subtitle: Música Brasileira: Fundamentos Rítmicos do Frevo
Artist: Nelson Faria
Album: Revista Guitar Class, julho de 2.001, edição 06
Author: Nelson Faria
Copyright: Revista Guitar Class, julho de 2.001, edição 06
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 17/12/2.002.
Instructions:
Notices: Nesta edição vamos falar sobre o frevo, um ritmo muito
comum no nordeste brasileiro, especialmente na
cidade de Olinda, em Pernambuco. O frevo - como o
samba - tem a acentuação no segundo e no quarto
tempos. Com uma simples mudança da acentuação do
quarto para o terceiro tempo, o frevo se torna
automaticamente um ciranda. O frevo também pode
ser escrito em quatro por quatro.
A construção harmônica do frevo é basicamente de
tríades. Neste estilo não temos harmonias sofisticadas
como na bossa nova, apesar de muitas vezes
encontrarmos frevos estilizados, como no guitarrista e
compositor Heraldo do Monte.
No exemplo n.º 1 temos o pattern principal de frevo
para que você possa compreender a essência da
levada desse estilo. Depois temos alguns exemplos
musicais com a aplicação do pattern.
NELSON FARIA
Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 10
Tabs: Guitar Class Lies - Msica Brasileira - Fundamentos Rtmicos do Frevo.gp3
Subtitle: Música Brasileira: Fundamentos Rítmicos do Frevo
Artist: Nelson Faria
Album: Revista Guitar Class, julho de 2.001, edição 06
Author: Nelson Faria
Copyright: Revista Guitar Class, julho de 2.001, edição 06
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 17/12/2.002.
Instructions:
Notices: Nesta edição vamos falar sobre o frevo, um ritmo muito
comum no nordeste brasileiro, especialmente na
cidade de Olinda, em Pernambuco. O frevo - como o
samba - tem a acentuação no segundo e no quarto
tempos. Com uma simples mudança da acentuação do
quarto para o terceiro tempo, o frevo se torna
automaticamente um ciranda. O frevo também pode
ser escrito em quatro por quatro.
A construção harmônica do frevo é basicamente de
tríades. Neste estilo não temos harmonias sofisticadas
como na bossa nova, apesar de muitas vezes
encontrarmos frevos estilizados, como no guitarrista e
compositor Heraldo do Monte.
No exemplo n.º 1 temos o pattern principal de frevo
para que você possa compreender a essência da
levada desse estilo. Depois temos alguns exemplos
musicais com a aplicação do pattern.
NELSON FARIA
Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 10