Tablature Guitar Lessons - Guitarra Blues Mambo Blues
Guitar Lessons - Guitarra Blues Mambo Blues
Title: Revista Guitar Class - Lições
Subtitle: Guitarra Blues: Mambo Blues
Artist: Lancaster
Album: Revista Guitar Class, maio de 2.001, edição 04
Author: Lancaster
Copyright: Revista Guitar Class, maio de 2.001, edição 04
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 18/12/2.002.
Instructions:
Notices: Continuando a falar sobre levadas, vamos abordar
aqui o que nos Estados Unidos chamam de "mambo
blues", uma certa mistura do blues com os ritmos
latinos. Nesta levada temos um baixo que caminha
pelo intervalos de terças, quintas e sextas, sempre
intercalados com os acordes da levada. É importante
salientar que os intervalos do baixo sempre
acompanham os intervalos do acorde que está
soando. O fato dessa levada de baixo conter a sexta e
não a sétima do acorde é uma característica marcante
do Blues de New Orleans, que enfatiza muito o
intervalo de décima terceira em seus acordes.
Nesta outra levada utilizamos a aproximação
cromática já citada em edições anteriores. Aqui
aplicamos o recurso das notas abafadas pela mão
esquerda, criando um efeito percussivo e rítmico, e
também algumas notas com stacatto, que possuem
duração inferior ao que está escrito, pois as abafamos
com a mão esquerda logo depois de palhetar com a
mão direita. Ter um vocabulário vasto de levadas é
fundamental para quem quer estudar a fundo o blues
LANCASTER
Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 18
Tabs: Guitar Class Lies - Guitarra Blues - Mambo Blues.gp3
Subtitle: Guitarra Blues: Mambo Blues
Artist: Lancaster
Album: Revista Guitar Class, maio de 2.001, edição 04
Author: Lancaster
Copyright: Revista Guitar Class, maio de 2.001, edição 04
Tabled by: Transcrito para o Guitar Pro 3 em 18/12/2.002.
Instructions:
Notices: Continuando a falar sobre levadas, vamos abordar
aqui o que nos Estados Unidos chamam de "mambo
blues", uma certa mistura do blues com os ritmos
latinos. Nesta levada temos um baixo que caminha
pelo intervalos de terças, quintas e sextas, sempre
intercalados com os acordes da levada. É importante
salientar que os intervalos do baixo sempre
acompanham os intervalos do acorde que está
soando. O fato dessa levada de baixo conter a sexta e
não a sétima do acorde é uma característica marcante
do Blues de New Orleans, que enfatiza muito o
intervalo de décima terceira em seus acordes.
Nesta outra levada utilizamos a aproximação
cromática já citada em edições anteriores. Aqui
aplicamos o recurso das notas abafadas pela mão
esquerda, criando um efeito percussivo e rítmico, e
também algumas notas com stacatto, que possuem
duração inferior ao que está escrito, pois as abafamos
com a mão esquerda logo depois de palhetar com a
mão direita. Ter um vocabulário vasto de levadas é
fundamental para quem quer estudar a fundo o blues
LANCASTER
Tempo: 120 BPM
Tracks: 1
Instruments:
Bars: 18
Lyric
The pupil is twelve, attractive, withdrawnIn a midnight blue school uniform
Lips just a little too full for her face
Distant eyes full of space
In her posture no trace of coquette
No defiance
She fingers the frets looking forlorn
Crossing her legs where her tights have been torn
Starts as her mother comes into the room
And the afternoon grows still
And her mother feels chill
Shivers and buttons her coat
I gently correct the curve of her back
And open her book in the now-empty flat
At the classical piece I've had her prepare
And her arms are bare as she plays
And I draw back behind her ear
A few strands of hair gone astray
She shows me her bracelet, the lesson is done
I turn it around between finger and thumb
We sit face to face and it seems to me that
Her face is the face of a cat
And touching the place where her breasts will be
I press my hand flat
She comes into my lap, I turn her around
Her hands clasp my neck and her feet skim the ground
Her skirt travels up under my palm
But the pupil sits looking so calm
As if listening to the distant sound
Of a burglar alarm
What happened next it's hard to recall
The guitar lesson left no traces at all
Now, from afar, it seems to resemble
A strange composition in oil
Of a man, a guitar, and an innocent little girl