Tablature Guitar Class Lies - Sweet Child of Mine
Guitar Class Lies - Sweet Child of Mine
Title: Sweet Child O'Mine
Subtitle: 64175677
Artist: Guns and Roses
Album: Appetite for Destruction - 1.987
Author: W. Axl Rose, Slash, Duff Mckagan, Steve Adler, Izzy Stradlin
Copyright: Revista Guitar Class
Tabled by: Trancrito para o Guitar Pro em 02 de novembro de 2.001
Instructions: Se fode, vai estudar a música até não poder mais.
Notices: Transcrito por Rogério Scarton
Publicado na Revista Guitar Class n.º 3, edição de abril
de 2.001.
Avaliação Técnica: Tocar frases com elementos e
características típicas do blues, mas realizadas em
escalas diferentes deste estilo é o ponto marcante da
música, onde a escala menor harmônica e o modo
mixolídio são exploradas com intenção de blues, além
da própria pentatônica. As frases de todos os solos nos
dão a impressão de estarmos tocando uma
pentatônica, mas na verdade estamos em outra escala,
já mencionadas acima. Isto ocasiona uma constante
troca de digitação, como a frase feita com
semicolcheias nos compassos 126 e 127, executada
com ligados no início, desencadeando em um pattern
de escala menor e voltando ao estilo blues em seu
final.
Para tocar a guitarra 2 é preciso ter uma boa técnica
de palheta, pois os acordes ora são tocados em
power-chords - quando se utiliza o Palm Muting - , ora
são arpejados, necessitando de um bom domínio na
palhetada alternada. As cadências harmônicas também
fogem ao padrão das usadas no rock'n'roll, tais como a
do terceiro solo, com acordes de Em e Em harmônico.
Avaliação Histórica: O álbum Appetitte for Destruction,
um dos melhores do Guns'n'Roses, foi gravado em
1.987, fazendo primeiro sucesso regional, quando a
banda se apresentava apenas nos E.U.A. Em 1.988 o
Guns começou a se projetar internacionalmente e
Sweet Child O'Mine era o carro-chefe deste disco. As
músicas de Appetite for Destruction foram gravadoas
em no máximo três takes por faixa. Por mais incrível
que pareça, Sweet Child O'Mine foi gravada direito,
sem interrupções, em apenas um take. Nesta época, o
virtuosismo das bandas e dos guitarristas predominava
no rock'n'roll, época em que 99% dos músicos usavam
guitarras com trêmolo Floyd Rose e recheavam o som
de suas guitarras com racks e multiefeitos cada vez
mais sofisticados. A grande "sacada" de Slash foi
apresentar um timbre totalmente anos 70, com um
amplificador Marshall JCM 800 e uma Les Paul Gibson,
com um solo marcante e muito feeling, sem desprezar o
virtuosismo, resgatando alguns valores esquecidos
naquela fase do rock.
Tacada de Mestre: Usar adequadamente o pedal
Wah-Wah, ou seja, sincronizá-lo com as frases da
guitarra solo, será o grande desafio desta música. Não
use aleatoriamente o Wah-Wah; procure sincronizá-lo
com o andamento da música, como se o metrônomo
fosse o seu pé manuseando o pedal. Você perceberá
que é difícil coordenar o solo e o andamento ao mesmo
tempo. Estude o solo sem o Wah-Wah para depois
encaixá-lo. Esta dica também vale para quando a
guitarra faz sons percussivos. Lembre-se: o Wah-Wah
segue o metrônomo.
Tempo: 121 BPM
Tracks: 2
Instruments:
Bars: 174
Tabs: Guitar Class Lies - Sweet Child of Mine.gp3
Subtitle: 64175677
Artist: Guns and Roses
Album: Appetite for Destruction - 1.987
Author: W. Axl Rose, Slash, Duff Mckagan, Steve Adler, Izzy Stradlin
Copyright: Revista Guitar Class
Tabled by: Trancrito para o Guitar Pro em 02 de novembro de 2.001
Instructions: Se fode, vai estudar a música até não poder mais.
Notices: Transcrito por Rogério Scarton
Publicado na Revista Guitar Class n.º 3, edição de abril
de 2.001.
Avaliação Técnica: Tocar frases com elementos e
características típicas do blues, mas realizadas em
escalas diferentes deste estilo é o ponto marcante da
música, onde a escala menor harmônica e o modo
mixolídio são exploradas com intenção de blues, além
da própria pentatônica. As frases de todos os solos nos
dão a impressão de estarmos tocando uma
pentatônica, mas na verdade estamos em outra escala,
já mencionadas acima. Isto ocasiona uma constante
troca de digitação, como a frase feita com
semicolcheias nos compassos 126 e 127, executada
com ligados no início, desencadeando em um pattern
de escala menor e voltando ao estilo blues em seu
final.
Para tocar a guitarra 2 é preciso ter uma boa técnica
de palheta, pois os acordes ora são tocados em
power-chords - quando se utiliza o Palm Muting - , ora
são arpejados, necessitando de um bom domínio na
palhetada alternada. As cadências harmônicas também
fogem ao padrão das usadas no rock'n'roll, tais como a
do terceiro solo, com acordes de Em e Em harmônico.
Avaliação Histórica: O álbum Appetitte for Destruction,
um dos melhores do Guns'n'Roses, foi gravado em
1.987, fazendo primeiro sucesso regional, quando a
banda se apresentava apenas nos E.U.A. Em 1.988 o
Guns começou a se projetar internacionalmente e
Sweet Child O'Mine era o carro-chefe deste disco. As
músicas de Appetite for Destruction foram gravadoas
em no máximo três takes por faixa. Por mais incrível
que pareça, Sweet Child O'Mine foi gravada direito,
sem interrupções, em apenas um take. Nesta época, o
virtuosismo das bandas e dos guitarristas predominava
no rock'n'roll, época em que 99% dos músicos usavam
guitarras com trêmolo Floyd Rose e recheavam o som
de suas guitarras com racks e multiefeitos cada vez
mais sofisticados. A grande "sacada" de Slash foi
apresentar um timbre totalmente anos 70, com um
amplificador Marshall JCM 800 e uma Les Paul Gibson,
com um solo marcante e muito feeling, sem desprezar o
virtuosismo, resgatando alguns valores esquecidos
naquela fase do rock.
Tacada de Mestre: Usar adequadamente o pedal
Wah-Wah, ou seja, sincronizá-lo com as frases da
guitarra solo, será o grande desafio desta música. Não
use aleatoriamente o Wah-Wah; procure sincronizá-lo
com o andamento da música, como se o metrônomo
fosse o seu pé manuseando o pedal. Você perceberá
que é difícil coordenar o solo e o andamento ao mesmo
tempo. Estude o solo sem o Wah-Wah para depois
encaixá-lo. Esta dica também vale para quando a
guitarra faz sons percussivos. Lembre-se: o Wah-Wah
segue o metrônomo.
Tempo: 121 BPM
Tracks: 2
Instruments:
Bars: 174
Lyric
She's got a smile that it seems to meReminds me of childhood memories
Where everything was as fresh as the bright blue sky
Now and then when I see her face
She takes me away to that special place
And if I stared too long
I'd probably break down and cry
Oh, sweet child o' mine
Oh, sweet love of mine
Her hair reminds me of a warm safe place
Where as a child I'd hide
And pray for the thunder and the rain
To quietly pass me by
And She's got eyes of the bluest skies
As if they thought of rain
I hate to look into those eyes
And see an ounce of pain
Oh, sweet child o' mine
Oh, sweet love of mine
Oh, sweet child o' mine
Oh, sweet love of mine
Oh, sweet child o' mine
Oh, sweet love of mine
Where do we go
Where do we go now
Where do we go
Where do we go
Where do we go now
Where do we go
Sweet child
Where do we go now
Where do we go
Where do we go now
Where do we go
Where do we go now
Where do we go
Where do we go now
Sweet child
Sweet child o' mine